terça-feira, 2 de junho de 2009

Nos domínios da Máquina

Já foi tema de inúmeros filmes: Um mundo dominado pelas máquinas fazendo dos seres humanos seus escravos.
Pois já aconteceu! Não da forma bélica como o cinema retratou, foi mais como a epidemia de uma doença cujos sintomas demoram a aparecer e, quando se percebe, já é tarde demais.
Percebí ontem, quando pagava algumas contas num caixa eletrônico e, ao mesmo tempo, resolvia outros problemas com o celular colado ao ouvido. Recebí então a seguinte mensagem: "Tempo de operação esgotado."
Fui obrigado a desligar o telefone e dedicar toda a minha atenção àquela máquina tirânica que delimitava o tempo que poderia me dispor para que eu a utilizasse.
Tirania semelhante a de certos refrigeradores. Um conselho: Quando você pegar qualquer coisa na geladeira, certifique-se de que esteja tudo lá! Do contrário a porta do eletrodoméstico se recusará a abrir, como se estivesse te castigando pelo seu esquecimento!
Semáforos, despertadores,relógios ... Não vivêmos mais nosso tempo, e sim o tempo estipulado nas máquinas.
E o que dizer dos GPS's: "Vire a esquerda." Ou então: "Vire a direita." Acho que não há necessidade de dizer nada!
Até mesmo nossas relações com outras pessoas tem sido cada vez mais intermediadas por máquinas, em nosso dia- a- dia conversamos com mais pessoas via internet, telefone ou o que quer que seja, do que pessoalmente.
Alguns dias atrás encontrava- me no bar de um amigo quando chegou um senhor de meia idade, entrou, passou por todas as pessoas e foi direto até os caça- níqueis escondidos no fundo do estabelecimento.
Ele não cumprimentou ninguém, no entanto, chamava aquela máquina de "meu benzinho!" e lá ia ele, enfiando dinheiro naquela meretriz eletrônica.
Como esse, poderia citar mil outros casos, mas prefiro um mais próximo, o meu próprio. Pois, a reclusão em que mergulho quando escrevo neste computador, talvez seja igual a do jogador no bar.
Todos temos nossas máquinas dominadoras, não sou um fanático que acha que a tecnologia deva ser extinta, mas acredito que devamos policia melhor nossas tendênsias "praticistas". Fácil é o caminho do exagero, e daí para o vício...
Equilíbrio é a chave de uma vida saudável.
Se você fala muito ao telefone, visite mais as pessoas;
Se anda muito de carro, pratique caminhadas;
Se ouve muito o rádio, cante um pouco;
Se assiste muito TV...
Bom, cada um deve julgar a própria vida como lhe convém. Sei que eu estou desligando meu computador nesse instante e indo passear com meu cachorro em algum parque apinhado de gente.

Um comentário: